terça-feira, 10 de abril de 2012

DM lotado: Grêmio tem média de uma lesão a cada cinco dias no ano


Ao menos 18 contusões já atrapalharam o futebol do clube em 2012.

A confirmação de um edema na coxa esquerda de Marquinhos aumenta o alerta no Estádio Olímpico. O Grêmio sofre, desde o início de 2012, com ao menos 18 lesões. A média é de uma contusão a cada 5,2 dias, a contar de 5 de janeiro quando começaram os trabalhos físicos, ainda sob a gestão do antigo técnico Caio Júnior.
Quem mais se complicou com as lesões, no entanto, foi Vanderlei Luxemburgo. Desde que assumiu o comando da equipe, no fim de fevereiro, já lamentou 10 contratempos clínicos. Mesmo assim, o técnico não vê nenhuma anormalidade nem má predestinação do Grêmio. Segundo Luxa, todas as equipes estão sujeitas a isso.
- O jogador de futebol está propenso à lesão. É inerente à profissão. Eu vejo como normal. Não é um privilégio do Grêmio. Tem no Inter também, por exemplo (citando os casos de D'Alessandro e Guiñazu) - minimiza - Estamos em série de jogos, em que há uma solicitação, uma exigência. O atleta está sempre exposto à lesão.
Eu vejo como normal (lesões).
Não é um privilégio do Grêmio. Tem no Inter também"
Vanderlei Luxemburgo
Por causa dos desfalques, Luxemburgo está vivendo jogo a jogo, alterando o esquema tático constantemente. Nas últimas três partidas, usou o 4-4-2, o 3-5-2 e o 4-3-3.

O volante Souza, titular em todas elas, vê o lado positivo das baixas. Foi a chance de o grupo mostrar sua força, de que existe poder de reposição em casa. Aliás, o próprio Souza, com lesão muscular no fim de fevereiro, integra a estatística dos enfermos do Grêmio.
- Se fala muito em contratações, mas a gente está conseguindo encontrar soluções dentro do próprio grupo - elogia o volante.
Dentre as 18 lesões, oito foram musculares. Houve necessidade de cinco intervenções cirúrgicas. A mais sentida foi a de Kleber Gladiador. No dia 25 de março, acabou fraturando o tornozelo direito em lance com o zagueiro Léo Carioca, do Cruzeiro-RS. Ficará 120 dias longe dos campos.

No início do ano, uma outra cirurgia consternou o Olímpico. Com histórico de lesões, Sorondo virou reforço do Grêmio com contrato de risco, mas rompeu o enxerto do ligamento do joelho direito logo na pré-temporada. Rescindiu o vínculo, porém ainda faz tratamento no clube.
Confira abaixo a relação:
Mêsjogadortipo de contusão
AbrilMarquinhosLesão muscular na coxa esquerda
AbrilVilsonLesão muscular na coxa direita
AbrilMarcelo MorenoLesão muscular na coxa direita
MarçoWerleyFratura na costela
MarçoGilberto SilvaFratura no nariz
MarçoAndré LimaEntorse no tornozelo esquerdo
MarçoKleberFratura no tornozelo direito
MarçoMarco AntonioLesão muscular na coxa direita
MarçoJulio CesarLesão no joelho esquerdo
MarçoMarcelo MorenoDores no ombro direito
FevereiroSaimonCirurgia devido uma hérnia inguinal (feita em março)
FevereiroSouzaLesão muscular na coxa esquerda
FevereiroMário FernandesCirurgia no ombro esquerdo
FevereiroJulio CesarLesão no joelho esquerdo
JaneiroVilsonLesão muscular
JaneiroLéo GagoLesão muscular
JaneiroGilberto SilvaLesão muscular
JaneiroSorondoLesão e cirurgia no joelho direito

0 comentários:

Postar um comentário